facilitamos conversas e a organização visual de ideias

PENSAMENTO VISUAL E COLABORAÇÃO

A Kairós trabalha com o Método Arte da Conversa, que se baseia na combinação de metodologias e saberes de comunicação, colaboração e design.

 

  Lançamos mão de ferramentas de moderação, facilitação de grupos, ilustração, escrita criativa, storytelling, design thinking, educação democrática, mapas mentais, estratégias visuais e jogos cooperativos.

O Método Arte da Conversa torna suas reuniões e processos mais produtivos, envolventes e eficazes, pois estimulam tanto a lógica quanto a criatividade das pessoas e grupo, a fim de se chegar a soluções inovadoras.

Criar imagens coletivas é uma forma efetiva de apoiar a comunicação, a organização ideias e de chegar a acordos e consensos. Esses são a base para a emergência de novas realidades

registro visual e a facilitação gráfica

Você quer que eu desenhe? É pra já! A facilitação gráfica (graphic facilitation) e o registro visual (graphic recording) são técnicas de visual thinking que tornam as conversas memoráveis, ajudam a não perder o fio da meada e, de quebra, geram um relatório visual em tempo real. Na prática, os painéis facilitam o diálogo e  registram a essência do que é dito em textos e imagens. Fica assim: 

facilitação gráfica, colheira gráfica, registro visual, arte da conversa, kairós
Facilitação Gráfica para Rede Cidades - artedaconversa.com.br

O Plano de Comunicação da Rede Social Brasileira de Cidades ganhou versão mind map, por iniciativa voluntária da Kairós, no Encontro Nacional da rede, em outubro de 2015, em São Luís, MA. 

A diferença entre facilitação gráfica (FG)  e registro visual (RV) é: na facilitação, além de desenhar, a gente também pensa a dinâmica do grupo e interage com ele, guiando-o até o objetivo almejado. No registro, a gente foca na escuta e na representação visual da conversa, gerando um mapa visual do encontro, com a síntese da discussão. No Brasil, FG e RV ainda costumam ser usados como sinônimos.

 

Vídeos animados em whiteboard digital

Todo o encantamento do audiovisual, somado  ao visual thinking, só poderia resultar em uma dos usos favoritos da facilitação e registro gráficos, muito eficaz para melhorar a compreensão de conceitos complexos e a aprendizagem.

 

ilustração de materiais

Bastante utilizados no visual thinking podem ser solicitados para uma publicação, cartaz, livro, site, material promocional, camiseta, adesivo, quadro negro... Após sistematizada, a informação fica sucinta, clara e organizada. E com ilustrações e lettering, o visual fica mais atraente e significativo. Cada traço é pensado e feito com exclusividade, inspirado na identidade do seu projeto, ideia ou empresa.

Cursos de visual thinking

Gostou do que vi até aqui? Se inspirou a facilitar e registrar conversas com mais arte e criatividade? Fique atento aos nossos cursos. Estamos com uma versão 100% online

conheça alguns de nossos trabalhos

1/5