7 dicas para destravar a sua criatividade

Instaure uma rotina criativa aplicando essas dicas simples


A rotina, e as tarefas de trabalho repetitivas e burocráticas são excelentes para nos fazer sentir como robôs. Agimos no automático, refazemos centenas de vezes os mesmos caminhos e obtemos, claro, os mesmos velhos resultados. Antes que percebamos, repetir se torna um hábito. E nos sentimos travados quando precisamos criar algo novo, achar uma solução inusitada para um problema, mudar nossa forma de agir e pensar. Mas não precisa ser assim...



Mesmo submerso em um mar de mesmice, você continua sendo, essencialmente, criativo. Ideias de como fazer as coisas diferentes ainda rodeiam seu pensamento, mas você as deleta em frações de segundo e segue conforme o script, a tradição, o instituído como certo ou normal. Exceto em momentos de crise, quando ninguém sabe a resposta ou o próximo passo.


Então a primeira dica é: lide com as crises como oportunidades. Sim! Improvise, vire o problema do avesso e enxergue aquilo que está no ponto cego da situação. Como fazê-la virar uma chance de pensar fora da caixa?


Segunda dica: faça listas de ideias, não se esqueça das loucas. Use post its, cadernos sem paula, canetas coloridas. Conecte, descarte, combine. É assim que surge o novo.


Terceira: pense com as mão. experimente rabiscar enquanto raciocina sobre algo. crie formas simples que ajudam a ancorar o seu pensamento.


Quarta: saia do mundo das ideias e dos rascunhos!

arrisque-se, faça e se mostre! Seu draft pode não estar perfeito, mas se você não coloca-lo para jogo, não vai sair do lugar. Sem medo, se joga e desapega de ser perfeito, reconhecido e sempre acertar. Aposto que você pode se surpreender e se reinventar com essa postura ousada e corajosa.


Quinta: escolha novos caminhos...

Leia novos textos, siga novos perfis, veja e faça coisas fora do seu padrão.

Ouça músicas recém lançadas, tenha amigos diferentões... Como algo que nunca provou. Isso mantém os sentidos despertos e nos tira da mesmice rotineira.


Sexta: crie ambiência para sua criatividade aflorar.

Ponha plantas no ambiente... Pendure alguns quadros pelo escritório, pela casa. Alegre-se com uma música antes de começar a trabalhar... Organize a estação de trabalho e faça atividades físicas.


Sétima: crie uma rotina criativa

Criativos precisam de limites ou se perderão no mundo das ideias! As metas e prazos são importantes, assim como a disciplina de criar tempo e lugar para a expressão criativa.


Adorou as dicas, mas ainda e não sabe por onde começar: lá vai o desafio!

Experimente, por três semanas, se focar em aplicar uma dica por dia. 21 dias é um período considerado mínimo para aquisição de novos hábitos. Quem sabe depois desse intensivo, a vida não entrar no eixo da criatividade e se assenta por lá? O teste, em si, já será divertido. Não há nadinha a perder!

  • Instagram - Black Circle
  • facebook-square
  • LinkedIn - Black Circle
logo kairos quadrada.png

© 2019 Carolina Ramalhete ME | kairos arte da conversa