top of page

Como criar o hábito de desenhar para se comunicar visualmente?


Não busque a disciplina. Desenvolva bons hábitos. O conjunto de hábitos que você cultivar vai, certamente, mudar sua vida.


Ser reconhecido como uma pessoa disciplinada nada mais é que uma consequência desse processo. E esse é o "caminho mágico" de todo mundo que é muito bom no que faz. Já dizia o Charles Duhigg, autor do best seller "O Poder do Hábito".


Não poderia ser diferente com a comunicação por imagens, ou visual thinking. Não foi diferente na concepção do Método Arte da Conversa. O fazer constante e habitual levou à excelência e à sistematização dos meus hábitos e conhecimentos em uma metodologia. Parece simples, mas exigiu muito esforço e perseverança. Parece distante, mas a cada dia você também se aproxima mais e mais do seu objetivo, desde que não pare de praticar...


E quando menos se espera, já passaram 21 dias. E quando você se dá conta, um ano se foi, e o hábito já é parte de você, e mudou a sua vida integralmente. Vamos refletir um pouco sobre como aplicar isso ao pensamento visual?


Você só precisa de um bloquinho de post its desses amarelos 10X10 e uma de caneta hidrográfica preta. Esse duo precisa estar ao alcance das mãos, todo dia, toda hora, em todo lugar. Não ter o material pode ser a desculpa para você furar a estratégia de construção do novo hábito… Evite!


O seu desafio é, por no mínimo 21 dias, desenhar todos os dias, em uma folhinha do bloco de post its, algo significativo do seu cotidiano. Um conceito, uma palavra chave, um insight… (Era assim que Freire alfabetizava, sabia? A partir de palavras e conceitos significativos para o aprendiz). Só se for assim, desenhar vai fazer sentido real na sua vida, vai ser útil e você vai dar conta de prosseguir. Adultos não fazem, nem aprendem aquilo que não parece ter sentido (racional ou emocional).



Seus desenhos simples podem ser colados em uma parede, num quadro branco ou num cavalete de flip chart… Podem ainda ser fotografados e salvos em um arquivo do seu celular… Ou podem até permanecer no bloquinho de post its, morando para sempre dentro da sua bolsa ou da sua carteira. Esse conjunto de imagens será como um dicionário para um estudante de idiomas, em uma experiência de imersão. Tem que precisar, portanto, consultar. Consultar, entender e, imediatamente, usar. E, de tanto usar usar, fixar e, por fim, aprender…


Se topar o desafio, será exatamente como um novo idioma: a língua da facilitação visual. E para te animar, pode crer que aprender essa habilidade vai mudar a forma que vocês se comunicam, estuda, organiza pensamentos e transmite suas ideias, serviços e produtos para o mundo! (Eu já falei um monte desse assunto aqui no Blog e também no bit.ly/youtubekairos, revisita nossos conteúdos se quiser mais porquês para aprender a linguagem visual).


Agora, só faltou te falar que a forma mais eficiente de adquirir um novo hábito é: agregá-lo a uma rotina já existente _ por exemplo, ao tomar café preto da manhã, vou desenhar um post it. Esse horário, esse lugar e, sobretudo, o cafezinho vão funcionar como o gatilho, a deixa, para o ciclo hábito acontecer.


Por fim, você precisa treinar o seu cérebro como o de um animal de estimação. Dê um biscoitinho quando ele fizer a tarefa corretamente! A natureza dos biscoitos, você escolhe… Biscoitos podem ser likes nas postagens do Instagram, podem ser uma guloseimas ou mesmo uma caminhada matinal na quadra. Algo que você identifique como prazeroso, leve, e que aconteça quando (e porque) você reforçou o hábito.


É tiro certo. Espere e verá sua vida mudar em torno do estabelecimento do novo hábito de se comunicar por imagens. Você fechará mais negócios, terá menos mal entendidos e será mais criativo e afetivo em suas comunicações! Para terminar esse texto, quero te salvar da empolgação de tentar mudar a vida toda em uma semana! Mude UM hábito por vez! Consolide-o, e depois parta para o próximo. Tudo pode ser conseguido, mas um passo de cada vez. Assim, um tracinho de cada vez, a gente vai longe e se torna pensador visual. Vamos juntos?!


PS. Lembra de postar tudo que fizer com #artedaconversa =)

O reforço social também ajuda bastante a conquistar hábitos!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page