Kairós agora é Arte da Conversa

Fase nova, marca nova… E, como uma empresa de comunicação com os dois pés na educação, queremos contar o passo a passo desse processo de mudança. Vamos bater um papo sobre #branding? Vem com a gente que:


"Conversar é tão importante que até a Mona Lisa entrou na conversa.

E não disfarçou o sorriso" :)




O processo durou quase um ano e, finalmente, nossa marca nova está no ar. Quanta emoção! Trabalhamos em parceria com uma dupla talentosa de designers, Thais Antônio e Izadora Duarte, com muita conversa e criatividade, e chegamos a um resultado incrível. Veja só:



Mas por que mudar? Ao longo desses mais de 10 anos facilitando a comunicação em grupos, acumulamos bastante experiência e conhecimentos. Crescemos e sentimos que era hora de assumir o nosso novo tamanho! E também o desejo de passar adiante tudo que aprendemos e construímos até agora.


Com o #rebranding, as mudanças em curso no dia a dia da empresa ficaram mais visíveis. A gente já fazia muito mais que facilitação gráfica, mas não contava! Éramos capazes de apoiar processos de comunicação desde o planejamento e a construção de estratégias, até a criação de produtos visualmente atraentes e textualmente claros!


Esse serviço completo de transformação da comunicação institucional, vendido no "boca-a-boca", a partir de necessidades reveladas no processo, passou a ocupar a maior parte da nossa agenda. Por isso nos abrimos para ofertá-lo para mais pessoas e empresas, que queriam transformar a sua forma de comunicar e a aprender com o Método Arte da Conversa.


O nosso reposicionamento e a expansão do portfólio foram tamanhos que pediram uma nova identidade visual...


Princípios da Gestalt embasam nossa nova identidade visual

Nossa nova marca é simples e sóbria, mas agora focada na tipografia: a fonte é autoral, criada pelo Estúdio Cardamom especialmente para nós. Traz a "conversa" inserida na própria palavra, num misto de tecnologia e princípios da Gestalt. Daí que vem a ideia de que o todo é mais do que a soma das partes. Isso é, as formas básicas da fonte Arte da Conversa se mesclam para criar novos significados e contextos.




Foi isso que fizemos ao criar uma marca que tem um elemento central com múltiplos significados. O "C" e o "O" da palavra "conversa" são lidos como letras, mas também são um símbolo. Um botão de "liga" e "desliga" que contém ainda uma outra informação: o balão de fala. E ele funciona como um elo com a nossa marca antiga, mas adquire novo significado: a conversa "liga as pessoas". A nova identidade da Arte da Conversa carrega também o nosso DNA: o desenho.

Uma conversa sobre arte

Foram criadas ilustrações conceituais que agregam informações interessantes e curiosas ao conceito da marca. As obras foram escolhidas de modo a ressaltar valores da Arte da Conversa e seus traços partiram da nossa tipografia exclusiva!


O Grito (Edvard Munch): Para quê gritar se você pode conversar?

A Mona Lisa (Leonardo da Vinci): Conversar é tão importante que até a Mona Lisa entrou na conversa. E não disfarçou o sorriso. O Filho do Homem (de René Magritte): Quem sabe como conversar, não precisa se esconder.


Um pouquinho da nossa história O trabalho de consultoria começou em 2010 e a empresa foi formalmente registrada em 2012 (com o nome de Kairós) para agregar mais parceiros e expandir a atuação em comunicação para um universo mais amplo, incluindo empresas e instituições internacionais, além dos já clientes de governo e ONGs.


O foco inicial esteve nos processos de facilitação de diálogos e facilitação gráfica. Mas após a participação no International Forum of Visual Practioners (IFVP) em 2014, Berlim, o pensamento visual se fortaleceu como a abordagem diferencial, permeando todos os demais processos e produtos do portfólio.


Entre 2014 e 2020, a Kairós consolidou seu posicionamento e tornou-se uma das 5 empresas de pensamento visual mais conhecidas no Brasil, líder de mercado no Centro-Oeste.


Entre 2014 e 2018, iniciamos as ofertas de cursos presenciais e online da empresa. Em 2018, lançamos o curso online Método Arte da Conversa (com mais de 1000 alunos) e o ebook: Guia Essencial do Visual Thinking (com mais de 3.500 leitores).


Temos feedbacks incríveis das transformações que criamos nas vidas e instituições e pessoas que tocamos até agora. Queremos utilizar as estratégias e ferramentas de comunicação, design, branding e marketing para que nossos serviços e cursos alcancem todo país e façam ainda mais diferença.


Chegou a hora do Método contagiar toda a empresa, que a partir de agora também se chama Arte da Conversa :)

Educação no foco do nosso negócio No processo de rebranding nasceu o nosso manifesto, que diz que:


"Para nós, comunicar é criar. Comunicar com clareza é o superpoder atual. E a imagem, ou melhor, o desenho é ferramenta básica para a comunicação. É desenhando e ensinando a pensar com imagens que vemos ideias e sonhos saindo do papel. O desenho aproxima gerações, diminui distâncias, democratiza o acesso à informação e facilita o aprendizado.


É desenhando que a gente se entende!"

Por isso mesmo, temos o objetivo de educar para que a comunicação com desenhos seja uma ferramenta presente na vida do maior número possível de pessoas e organizações. Acreditamos na simplicidade e na clareza como chaves para a mudança.


O lançamento da nova marca e o reposicionamento da empresa não são um ponto final na nossa transformação e na dos clientes. Invés disso, são o ponto de partida para que nossas conversas e ações materializem os nossos valores e nos levem além.


Acreditamos que o mundo seria outro se a gente se comunicasse de um jeito mais claro, criativo e potente. Porque a solução para os maiores problemas que enfrentamos está na junção das nossas ideias, dos nossos talentos e das criações que surgem dessa mistura. Vamos juntos? :)





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