top of page

O antídoto para o medo da Inteligência Artificial...

Vamos conversar sobre Comunidade...


O antídoto para o medo que você sente da IA (Inteligência Artificial) roubar seu emprego é se conectar a uma comunidade. Sim, juntos podemos desenvolver um futuro bom, justo e sustentável. Para isso, precisaremos avançar como sociedade, aprimorar algumas habilidade e superar desafios sociais, políticos e filosóficos da nossa era. Vamos entender esses cenários juntos?


Para fins de contexto, vale lembrar a chegada das IAs, como o Chat GPT e o Midjourney, divide opiniões desperta entusiamo em alguns e medo em outros. São duas grandes ondas em sentidos opostos. Não temos 100% de certeza de nenhum dos futuros possíveis. Mas podemos escolher como encarar tantas mudanças: ou olhando só para o que pode dar errado… Ou vendo nessa crise também oportunidades. Aqui queremos escolher e te conduzir a esse olhar: de que um futuro bom é possível, com adaptação e superação de desafios.


Toda mudança traz medo. Quem faz coro para o lado “ruim” das IAs aponta o potencial aumento das fake news, com áudios e fotos muito convincentes que burlam a realidade. Ou para o emburrecimento da população, com a queda na qualidade dos textos, a redução da capacidade de escrita e pensamento crítico das próximas gerações. E até mesmo imaginam um mundo distópico onde os computadores passam a manipular massas e criar símbolos que sufocam as culturas locais, incitam (ainda mais) ao consumo etc.


Já quem lança luz ao lado bom fala de liberação das atividades mecanizadas e repetitivas, da facilitação de atividades de pesquisa, do aumento do tempo de ócio criativo e da valorização daquilo que é manual, das artes e das conexões humanas. Podemos chegar à utopia de um mundo com renda mínima garantida para todos, onde os potenciais criativos humanos poderão, enfim, florescer…


Aqui na Arte da Conversa defendemos que podemos caminhar juntos nos fortalecendo e assim somando esforços às hipóteses mais otimistas de futuro. Podemos aprender e desenvolver práticas para mitigar alguns efeitos "colaterais” negativos do rápido avanço tecnológico, evitando que a essência humana se esvaia dos ambientes de labor. Mas, para isso, precisaremos nos unir, refletir, criticar e nos preparar para surfar a onda da IA. Hoje: você se sente preparado?


A verdade é que não estamos. E hoje mesmo vão tentar te vender uns quatro curso diferentes que prometem algumas skills para tanto: desde escrever prompts para o ChatGPT até transformar o seu negócio em digital. Nós apostamos que aquilo que ainda é exclusivamente humano pode ser o diferencial na sua vida e profissão. É hora de falarmos mais sobre 4 pilares que sustenta a Arte da Conversa:

1. processo criativo, 2. inteligência coletiva, 3. habilidades manuais e 4. curadoria de informações.


Convocamos você a participar desse movimento de pessoas que querem se unir em prol de um futuro onde somos cada vez mais criativos e únicos em nossos potenciais.


Convidamos você a estar junto com a gente na live do dia 31/05, às 19 horas, para ouvir o que nós temos dizer sobre os quatro pilares e como eles podem mudar a sua forma de atuar no mundo. Vamos juntos?


Para participar acesse: LIVE!


Abraços,

Carol, Luis, Dênis e Lud


Aproveita também para assinar a nossa Newsletter!

Já são quase 20 edições cheias de novidades para te inspirar.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page