top of page

PARA SEMPRE: só a necessidade de aprender

Como sobreviver ao mundo em mudança com a estratégia do aprendizado continuado.


Vamos ser aprendizes por toda a vida, tentando sempre acompanhar o ritmo das mudanças, das tecnologias, dos jovens e da obsolescência da informação. Se isso é bom ou ruim, depende da sua relação com o APRENDER. Eu gosto e me estimula muito pensar e pesquisar mais e mais. Mas pode ser que para você seja um desafio… Se for, então é hora de DESAPRENDER, para só então recomeçar. Esquecer padrões, métodos e experiências relacionadas ao ensino-aprendizagem da sua infância e adolescência, para dar lugar à nova mentalidade do "lifelong learning" (L.L.L, ou aprendizagem continuada). Isso tem a ver com rever escolhas, crenças e descobrir maneiras para que o aprendizado seja divertido. Sem diversão e curiosidade nessa jornada de eterno aprendiz, você estará fadado ao fracasso. Essa é a nova ordem da vida, do trabalho, do mundo. E a quem falha em se adaptar, só resta extinção, já diria Darwin…


Se dermos uns bons passos atrás veremos que o paradigma da educação mudou drasticamente. Seus pais ou avós já valorizavam o conhecimento e o ensino formal (das escolas e universidades), mas acreditavam que ter um ofício ou especialidade era mais que suficiente para garantir trabalho, sustento e utilidade para toda a vida. E era. Para minha geração (1980-2000) isso já não é tão verdade. Eu acreditei nisso (por pouco tempo) e vi tudo mudar em menos de uma década. A sorte foi que o meu maior defeito _ gostar de muitas disciplinas e não saber exatamente com o que eu queria trabalhar _ virou a minha melhor qualidade. Só porque eu não me encaixei em uma área específica do conhecimento o lifelong learning (aprendizado para toda a vida) foi o meu caminho preferido antes mesmo de ser tendência.


Mas repare, eu não fiz isso porque "sou assim, nasci assim, Gabrieeelaa". Eu também fiz para me adaptar a um mundo de conhecimentos acadêmicos disciplinares, todo divididinho, onde eu e meus quereres e aptidões não cabíamos. Por isso estou hoje aqui para lhe dizer: você também pode usar a sua capacidade de aprender para surfar a onda L.L.L. do mundo atual. E nós, da Arte da Conversa, estamos aqui para te ajudar.


Começando por dizer que você não precisa estar tão sozinho nessa quanto eu estive nos meus vinte e poucos anos. O lifelong learning (LLL) demanda estudo individual, mas prospera mesmo nas comunidades de aprendizagem. Somos seres sociais. Cada um segue uma trilha, mas temos sempre alguma coisa em comum. E trocar e ensinar uns para os outros o que aprendemos é uma estratégia MUITO eficiente para se manter aprendendo, motivado e se divertindo.


Depois vale ainda dizer que ninguém mais precisa aprender só com métodos "old schooll" que encaixotam todo mundo com o mesmo rótulo. As fontes de informação são diversas, os formatos são inúmeros e a tecnologia avança para nos ajudar: audiobooks, audiovisual, gamificação, comunidades em plataformas on-line e chat GPT inclusos. Na outra mão, alguns dos maiores desafios são a gestão desse conhecimento, a retenção dos conteúdos e a capacidade de realmente aplicar o que aprendeu desenvolvendo novas habilidades e atitudes.


Enfim, esse assunto é infinito, assim como a caminhada do "LLL". E não vou esgotá-lo nesse texto, nem nos próximos dez. Mas quero seguir falando disso, te apoiando a construir as suas estratégias e o seu caminho. Hoje eu quero te deixar com apenas uma pergunta e o rabiscar essa semana uma(s) resposta(s) franca(s) para ela. Pega uma folha de papel em branco e vai anotando o que lhe vier à mente, ok?


Lá vai a questão: o que você gostaria de aprender por uma vida toda, de modo a seguir construindo a melhor versão de si mesmo? Pensa daí que eu penso daqui e depois a gente troca ;)


Forte abraço,

Carol Ramalhete


P.S. Se você quer ter uma comunidade para chamar de sua vem para a Arte da Conversa. Lá remodelamos todo nosso formato de ensino para juntos, falarmos de desenvolvimento das habilidades de comunicação, gestão do conhecimento e explicação de qualquer assunto, por mais complexo que seja. Que tal aprender e praticar tudo isso em conexão com facilitadores de conversas e uma comunidade incrível de criativos. Vamos juntos? Aproveita também para assinar a nossa Newslwtter. Já são mais de 10 edições, cheias de novidades para te inspirar.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page